Falando de Propósito

O tema “propósito na carreira” está em alta: vemos por aí centenas de textos, vídeos e livros a respeito. Como sou iniciante no assunto, às vezes fico perdida no meio de tanta informação! Porque pode parecer que todos falam a mesma coisa, mas vejo várias maneiras de se aprofundar sobre o tema e diversos caminhos que se pode seguir e acreditar. Uma das minhas leituras favoritas até agora é o livro “Criando o Trabalho que Você Ama¹”, do escritor americano Rick Jarow. Ele aborda a Carreira de maneira bem profunda e espiritual, mas sem perder a ligação com o mundo real. Minhas partes favoritas são quando ele coloca em perspectiva as questões recorrentes sobre o tema, quebrando lugares-comuns e questionando clichês. Por exemplo, ele ressignifica a questão que todos colocam quando decidem mudar de carreira:

“O que eu quero fazer?”

Para o autor, a pergunta certa a ser investigada é:

“Como posso expressar plenamente o desejo energético de vida que me nutre e que flui através de mim de tal forma que vai melhorar a própria vida?”

Acreditando que todos nós temos uma energia própria e única, algo que é natural e autêntico para cada um, ao encontrar essa fonte de energia e canalizá-la para nosso trabalho, conseguimos construir uma carreira de sucesso. Ou seja, se você consegue fazer aquilo que para você é natural e energizante, ao realizar seu trabalho você se nutre e transforma o mundo de forma genuína e verdadeira. Mas onde encontramos nosso “desejo energético”? E como fazemos para “expressá-lo plenamente”?

Inspirada por essa ideia, criei a minha interpretação do que seriam os PASSOS MAIS IMPORTANTES para a construção de uma carreira de sucesso. Rick Jarow diz que a evolução de uma carreira não é linear, e sim cíclica: estamos sempre mudando, reconsiderando, recomeçando, aprendendo e crescendo com cada experiência. Por isso, não pense neles como um passo-a-passo, e sim como passos de dança, onde para se fazer uma coreografia, alteramos sua ordem e fazemos combinações diferentes para construir algo criativo.

PASSO 1: Conhecer e abraçar a própria HISTÓRIA, entender quem você é, o que é natural para você e agir sempre com respeito próprio e AUTENTICIDADE, vai permitir que você construa a base da sua carreira.

PASSO 2: Sinta sua PAIXÃO e confie na intuição para encontrar aquilo lhe dá prazer e energia infinitos, aquilo que flui naturalmente de dentro de você para fora.

PASSO 3: Use essa energia vital como INSPIRAÇÃO, pense onde e como você pode usá-la no seu trabalho. Crie, sonhe, imagine como você pode expressar essa energia que é só sua. Essa é a hora de olhar para fora, saber ver oportunidades e abraça-las.

PASSO 4: Aja! Execute! Arrisque-se! Sem REALIZAÇÃO não é possível construir nada. Agora você tem uma ferramenta e um objetivo: use-os sem medo, teste possibilidades, erre.

PASSO 5: Procure pessoas e faça parcerias. Somente se houver COOPERAÇÃO você vai sentir que está contribuindo com o mundo e recebendo algo em troca. Não construa sua carreira somente para si: se você não sentir que faz parte de algo e que é reconhecido, não haverá sucesso.

NOTA 1: JAROW, R. Criando o Trabalho que Você Ama: Coragem, Compromisso e Carreira. 1ª edição. Rio de Janeiro: MAUAD, 2014.

Texto e ilustração: Raquel Jordão

Desenho_Meditação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s