A história do Fernando

Tem 43 anos, fez graduação em Psicologia na PUC-SP, MBA em Recursos Humanos na FEA-USP e pós-graduação em Vegetoterapia carátero-analítica e hoje é sócio-fundador da empresa i9Ação.

Antes de crescer, Fernando queria ser químico. “Eu era fascinado por essa ciência, pois me fazia entender a fundo do que as coisas são feitas e como elas funcionam.” Compreender algo profundamente sempre foi algo que ele valorizou, pois é o primeiro passo para a transformação. Ele acredita que a Educação é a base de tudo, a única força capaz de mudar o mundo em todos os aspectos.

Fernando prestou vestibular para três cursos bem diferentes: administração, psicologia e química. Depois, além de se formar em psicologia e fazer parte do curso de administração, fez um curso de formação em neuro-vegetoterapia e um MBA em Recursos Humanos. Ele sempre gostou de estudar e se interessou por vários assuntos, e nunca acreditou que precisava escolher uma só formação para construir uma única carreira; todos os seus estudos foram importantes para as várias fases de sua vida e ainda são parte do que faz hoje.

Quando começou a trabalhar não foi diferente: atuou no mercado financeiro, foi trainee na área de recursos humanos, trabalhou com contratação e formação de equipes, abriu sua primeira empresa focada em hunting… Tudo isso antes de 2002, quando começou a i9Ação, sua atual empresa que também já passou por inúmeras transformações. Esse dinamismo ele reconhece como sua principal característica, uma inquietação que o faz buscar cada vez mais conhecimento e evolução. Autodidata convicto, adora estudar sobre o que está fazendo, e não tem medo de mudar tudo ao encontrar um novo ponto de vista, se enxergar um caminho melhor.

Com toda essa energia e dinamismo, ele se desenvolveu muito em áreas que exigem bom relacionamento com pessoas, como treinamento e vendas. Mas também tem a necessidade de se isolar de vez em quando, desacelerar e entrar em contato com seus próprios pensamentos.

Antes de se formar, quando estava trabalhando no mercado financeiro, Fernando percebeu que não estava feliz no trabalho. Quando chegou suas férias, foi para a praia de Caraívas, e de lá ligou para sua chefe e disse: “Eu não vou voltar. Decidi ficar por aqui um bom tempo.” Nem a insistência da chefe para ele reconsiderar, nem o fato dele perder na praia todo dinheiro que tinha levado o fez mudar de ideia. Passou alguns meses vivendo com muita simplicidade, ajudando os pescadores toda manhã para garantir o peixe de cada dia e trabalhando como massoterapeuta à noite, com dois clientes antes do forró. Lá ele percebeu que ele podia viver com muito pouco, e que as oportunidades sempre surgem se você estiver aberto e souber abraçar o momento.

Na i9Ação, Fernando já atuou com jogos ao ar livre, jogos para treinamento e hoje a empresa produz games físicos e digitais para diferentes fins. A sua especialização em jogos aconteceu naturalmente, com parcerias e oportunidades que ele soube aproveitar. Mas quem o conhece sabe que o seu trabalho tem tudo a ver com sua personalidade: espontâneo, brincalhão e muito divertido, ele achou um jeito de trazer diversão para o trabalho e transformar os jogos em coisa séria.

O jogo é, na sua essência, uma proposta de desafio, que gera uma experiência muito prazerosa onde você aprende, supera e se diverte. E é assim que ele encara seu trabalho, onde o seu desafio é encantar clientes, estudar o assunto, traçar estratégias e promover mudanças. Quando perguntei onde ele estaria no seu “trabalho dos sonhos”, ele me disse: “Exatamente onde estou hoje. Eu construí meu caminho até aqui, baseado no que me fazia feliz em cada momento.”

Fernando não acredita em carreira da maneira que é mais conhecida, pois o faz lembrar de quando achava que ter sucesso era arrumar um emprego, ser promovido e ficar rico antes dos trinta. Com trinta anos, ele tinha feito muito dinheiro, mas estava infeliz. Hoje, ele acredita que carreira é você encontrar felicidade no momento em que está. Isso exige estar sempre aberto a mudanças, a aceitar um caminho tortuoso de idas e vindas muito mais rico do que a linha reta e sempre ascendente que a maioria acredita ser a trilha para o sucesso. “Se você sempre está andando em linha reta, quer dizer que não está olhando a paisagem”.

Acredito que a relação entre dinheiro, sobrevivência e felicidade são muito relativas, e cada um tem sua própria equação para encontrar o seu equilíbrio ideal, e essa equação pode mudar várias vezes, dependendo de suas prioridades e da fase de sua vida. Mas tendemos a ver o trabalho como garantia da nossa segurança, e esquecemos que ele pode (e deve) ser muito mais: ele é a nossa ferramenta de transformação, a chance que temos de deixar o mundo um pouco mais parecido com aquilo que gostaríamos que fosse.

Na sua tese de conclusão de curso, Fernando defende a ideia de que a Criatividade, ou seja, a capacidade humana de criar, depende do equilíbrio e interação conjunta de duas coisas: ordem e caos. Olhando para sua jornada de vida e carreira, percebo uma eterna busca desse equilíbrio. Hoje ele valoriza muito a rotina e a disciplina como forma de se manter centrado: “Eu preciso muito de ordem, pois já sou o caos!”

Da mesma forma que ele busca na meditação e na prática de exercícios essa parte que sente falta, uma pessoa que tem a ordem prevalecendo dentro dela vai buscar paixão e motivação. Nós sempre perseguimos aquilo que nos falta, e às vezes achamos que esse é o grande objetivo; mas o desafio maior é o equilíbrio, é conseguir unir caos e ordem e fazer explodir em criatividade. Essa é nossa verdadeira busca, porque somos seres criativos, e o poder de criar não é só uma satisfação: é uma necessidade.

Texto e ilustração: Raquel Jordão

Desenho_Fernando

“A criatividade é resultado da interação entre ordem e caos.”

Um comentário sobre “A história do Fernando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s