Frases inspiradoras

Quem não tem uma frase preferida? Ao longo da vida, colecionamos inspirações e verdades que traduzem aquilo em que acreditamos, e até orientam nosso comportamento. Com o passar do tempo, às vezes alguma deixa de fazer sentido, descobrimos outra na qual acreditamos mais… e muitas vezes elas vão se re-significando conforme vamos amadurecendo.

Quando era criança, minha frase preferida era aquela do Pequeno Príncipe: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Achava muito bonita a ideia de que se deve cuidar das pessoas que se conquista e dos sentimentos que elas têm por você. Isso marcou bastante a maneira que sempre lidei com o amor que recebia da família, amigos e namorados. A mensagem é boa, mas pode nos levar a acreditar que, assim como nos sentimos responsáveis pelo afeto que recebemos, também nos tornamos responsabilidade daqueles dos quais gostamos.

Hoje, gosto muito mais da frase: “Você é o único responsável pela sua felicidade”. Apesar de parecer mais fria e egoísta, essa frase é, principalmente, libertadora: quando colocamos toda responsabilidade de ser feliz em nós mesmos, ficamos livres para correr atrás dela, sem amarras, sem barreiras, sem considerar a felicidade de outras pessoas como impedimento, ou esperar do outro aquilo que julgamos nos fazer feliz.

As duas frases falam sobre responsabilidade de maneiras bem diferentes, mas não acredito que elas sejam contraditórias: a verdadeira maturidade permite conciliar as duas. Podemos cuidar dos sentimentos de todos que nos amam sem nunca prejudicar o nosso amor-próprio. Somos capazes de amar sem esperar retribuição, sem prender ou se sentir preso. Só depende da gente também chegar lá!

Desenho_Pequeno_Príncipe

Texto e ilustração: Raquel Jordão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s