Desejos X Profissões

Menina-Desenhando

_ O que você quer ser quando crescer?

Quem não ouviu essa pergunta quando criança? Eu nunca sabia muito bem o que responder… Não pensava muito no futuro, muito menos em carreira! Afinal, era criança, eu só queria brincar. O que eu quero ser? Hum… Feliz!

Se já não faz muito sentido perguntar para uma criança sobre seu futuro como adulto, faz menos sentido ainda esperar que ela saiba qual será sua futura profissão! Aliás, quem foi que disse que nós somos aquilo que escolhemos como carreira?

Hoje, o que pergunto para as pessoas é:

_O que você queria ser antes de crescer?

Automaticamente, a maioria responde também com uma profissão. É natural, todos associam com aquela pergunta que cansaram de escutar quando criança! Mas o que ela realmente quer dizer é “que tipo de pessoa você desejava se tornar?” ou “quais eram seus sonhos quando criança para a vida adulta?”

As perguntas são parecidas, mas adoraria que tivessem significados bem diferentes: a primeira, é uma pergunta precoce sobre carreira; a segunda, é uma indagação tardia sobre quais eram os seus sonhos e desejos. Ou seja, o que pretendo é perguntar finalmente sobre o que realmente importa!

Texto e ilustração: Raquel Jordão

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s